Rádio Fonte da Vida

A Oração de Neemias

27 NOV 2015
27 de Novembro de 2015
No ano vigésimo do reinado do rei da Pérsia, Artaxerxes, Neemias cujo nome tem por significado “Deus é meu deleite”, ocupava posição de destaque na corte persa sendo o copeiro do rei, conforme relatado no versículo 11 do capítulo 1.
Neemias tinha a responsabilidade de proteger o rei contra qualquer tentativa de envenenamento, arriscando sua própria vida.

Conforme lemos nos versículos 1 a 11 do capítulo 1 percebemos a tristeza de Neemias ao saber por seu irmão, sobre a situação de miséria que se encontrava Jerusalém e parte do seu povo que habitava na cidade então destruída.
O que mais nos chama a atenção é a maneira como Neemias se comove diante daquela situação, bem como a sua reação diante de Deus, quando por alguns dias em jejum e oração clama a Deus primeiro reconhecendo em conjunto com o povo a situação de pecado e de afastamento da presença de Deus, de certa forma intercedendo pelo seu povo. Ele também pede perdão pelos pecados cometidos e lembra-se da palavra que Deus disse a Moisés em que Israel seria espalhado entre os povos quando transgredisse contra Deus.

Mesmo assim, ele também relembra da promessa de ajuntamento do povo para um lugar escolhido por Deus quando Israel se voltasse arrependido para o Senhor.
Aproximadamente quatro meses após esta oração, Deus em Sua infinita bondade promove a ocasião apropriada para que Neemias possa ir a Jerusalém e conduzir a restauração da cidade por completo.

Conforme registrado no capítulo 2 deste livro, quando Neemias servia vinho em um jantar ao rei da Pérsia, Artaxerxes, este percebeu e disse a Neemias que o seu semblante demonstrava tristeza de coração e não doença.
Através deste diálogo travado entre o rei e seu copeiro, podemos perceber o quanto Deus cuidou de cada detalhe sobre as providências para a restauração de Jerusalém, demonstrando que ouvira atentamente a oração sincera de Neemias.

O rei tinha inúmeras preocupações e ocupações, não tinha nenhuma obrigação em dar atenção ou conversar com um dos seus criados, mas, Deus somente Deus, promoveu este momento.
Neemias sabiamente e após ter orado rapidamente a Deus, quando questionado sobre sua tristeza, explicou ao rei o que se passava em seu coração e o que era necessário para que este problema fosse resolvido.

Deus mais uma vez, em seu amor, misericórdia e graça, abriu os caminhos de maneira extraordinária, conforme versículos 2 a 8 do capítulo 2 de Neemias.
Fica para nós a lição, de reconhecermos em nossas vidas o nosso erro e a condição de pecado em que muitas vezes nos encontramos, suplicando a Deus misericórdia e tomarmos a decisão de mudar de rumo, fazendo do Senhor somente d’Ele o nosso norte, para que Ele providencie no tempo oportuno e da Sua maneira, a oportunidade de restaurarmos em nossa Jerusalém espiritual, isto é nossas vidas, os muros, a cidade, as pessoas e tudo que for necessário, de maneira completa.

Feito isto, certamente seremos felizes porque o Senhor é quem vai adiante.

Seja esta a nossa oração e nosso alvo.
Voltar
https://grupovidafamiliacalixto.negocio.site/