Rádio Fonte da Vida

O Retorno de Emaús

27 NOV 2015
27 de Novembro de 2015
Quando lemos o capítulo 24 do evangelho de Lucas, constatamos o retorno de dois dos discípulos de Jesus, a uma aldeia chamada Emaús.  Provavelmente Emaús seria a terra natal daqueles discípulos que, inconformados ou descrentes com o que ouviram a respeito da ressurreição do Senhor Jesus, teriam retornado para lá.
Destacamos aqui alguns pontos que levaram estes dois discípulos a retornarem para Emáus:

Conforme o evangelista Lucas relata nos versículos 2 a 11 eles não creram, no testemunho de Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago, ficaram indiferentes com o fato de saberem que a Pedra que fechava o sepulcro havia sido removida, que o corpo do Mestre não estava mais lá, que as mulheres haviam encontrado dois homens com vestes resplandecentes os quais mandaram que anunciassem que o Mestre havia ressuscitado conforme havia prometido – “Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite”.
Dificilmente creriam mesmo se soubessem que Pedro quando foi ao sepulcro viu somente os lençóis onde o corpo do Mestre fora envolvido.
O que mais nos deixa perplexos conforme relatado nos versículos 21 a 24 é a necessidade que aqueles discípulos que conviveram com Jesus e mesmo sabendo de seus feitos e de suas promessas, necessitavam ver com seus olhos que o Mestre realmente havia ressuscitado.

Também podemos evidenciar nos versículos 25 a 27 a exortação do Mestre, Seu cuidado, carinho, amor e zelo em relembrar a estes discípulos o que d’Ele se encontrava nas escrituras, registrado por Moisés e por todos os profetas.
Os versículos 28 a 35 trazem o desfecho sobre o real motivo do retorno de Emaús. Seus olhos foram abertos, seus corações também. Isto tão somente porque o Senhor Jesus, sendo Deus e tendo sido homem, porém sem pecado, conhecia profundamente aqueles discípulos, demonstrando mais uma vez compaixão, misericórdia e o caminho a ser seguido.

Ficar em Emaús seria o mesmo que dizer “o sacrifício de Jesus foi em vão”, retornar para Jerusalém foi decisivo na vida daqueles homens.
Retornar para Jerusalém demonstrou para aqueles discípulos, arrependimento, confissão de pecados, decisão de lutar pelo Mestre e por Sua causa, proclamando o Evangelho.

Graças a Deus que aqueles discípulos retornaram de Emaús para Jerusalém, pois sem esta atitude talvez muitos de nós não teríamos sido alcançados pela Maravilhosa Graça que reside somente em Jesus Cristo.
Que a nossa oração seja: Senhor mostra-me quais caminhos em minha vida estão em direção a Emaús e se eu já estiver em Emaús, peço Tua compaixão em mostrar-me como retornar a Jerusalém, onde está a vida, o perdão, a misericórdia e o ideal de servir-Te em Tua causa, visando a salvação e a edificação de vidas em Cristo Jesus.

No genuíno amor de Cristo
Voltar
https://grupovidafamiliacalixto.negocio.site/